3 dicas para diminuir as interrupções no trabalho [com vídeo]
3 dicas para você que sofre com interrupções no trabalho e percebe o quanto isso compromete seu rendimento.
1ª dica: Combine com as pessoas do seu time um horário de zero interrupção.
Nessa hora, ninguém fala com ninguém, a não ser em caso de real necessidade. Essa será a oportunidade que cada um terá para focar em suas atividades, aquelas que requerem maior concentração. Isso vai acabar forçando as pessoas a anotarem tudo o que precisam falar com você. Assim, quando elas vierem, elas já falam tudo de uma vez. O que é muito melhor do que falar de diversos assuntos de forma fragmentada.
2ª dica: Combine um gesto que signifique ‘Agora não, por favor’.
Esse gesto irá significar algo como: ‘Segura um pouco isso que você quer falar comigo porque estou concentrado em algo difícil e não posso perder o fio de raciocínio’. Então, mais tarde, você vai até a pessoa ou ela vem até você e vocês tratam do assunto. Talvez você esteja pensando: ‘Mas Felipe, não dá para combinar isso daí com uma empresa inteira’. Ok, eu entendo. Nesse caso tente um acordo ao menos com as pessoas de sua equipe. Já vai ajudar.
3ª dica: Combine o combate a assuntos triviais.
Quem nunca falou de futebol, relacionamento, política, tecnologia ou programa de TV durante o horário de trabalho? Pode reparar que muitas vezes puxamos esses assuntos quando estamos entediados ou cansados. O problema é que isso acaba se tornando uma interrupção para o colega que estava do lado, que as vezes estava superconcentrado. Mas aí, por educação, ele para o que estava fazendo para poder falar com você. Repare que tem dias que você faz isso com ele e dias em que ele faz isso com você. Por isso, combinem deixar esses assuntos para momentos neutros como o almoço. Ou ao menos, procure não interromper o outro para falar dessas coisas quando ele estiver concentrado. Se você se der conta de que deu essa mancada, isso é, que o chamou quando ele estava concentrado, olhe para ele, dê uma risada e diga ‘Deixe quieto’. E deixa ele voltar para o trabalho dele. Aí você levanta e vai se distrair tomando um copo de água.
Essas dicas vão contribuir para trazer mais foco para o seu trabalho, o que, no final, contribuirá para a produtividade sua e da sua equipe.
