Como saber se um treinamento, curso ou palestra será realmente personalizado?
Como saber se um treinamento, curso ou palestra será realmente personalizado?
Por Felipe Achete.
O que funciona melhor na venda de um treinamento, curso ou palestra: oferecer uma solução pronta ou oferecer uma solução personalizada?
Você percebe o impacto que a palavra ‘personalizado’ causa no contratante? A palavra dá a entender que a solução será feita exclusivamente para ele, de acordo com suas necessidades.
É a diferença entre você comprar uma casa já construída e você planejar a construção de sua casa. A casa planejada por nós terá muito mais a nossa cara e vai atender muito melhor nossas necessidades. Por isso, a palavra ‘personalizado’ (e suas variantes como customizado e sob medida) são palavras-chave na hora de vender um treinamento, curso ou palestra.
A questão é: será que aquilo que o vendedor está oferecendo a você é realmente personalizado?
Ele sempre vai dizer que é.
O caso aqui é que há diferentes níveis de customização. Por exemplo, uma montadora de carro poderia lhe dizer: ‘Escolha a cor que você deseja para seu carro. Eu tenho um catálogo com 1 milhão de cores. Eu pinto seu carro da cor que você desejar’. Outra montadora, poderia dizer: ‘Eu tenho cinco opções de cores, pinto seu carro da cor que você desejar’. Nesses casos, poderíamos dizer que elas fazem um serviço personalizado? Sim, ambas fazem. Embora o discurso do vendedor seja o mesmo, há uma diferença colossal entre elas. Qual está disposta a oferecer uma solução realmente aderante ao desejo do cliente? A primeira, sem dúvida.
Ou seja, quando um consultor afirma oferecer um serviço personalizado, ele não está necessariamente mentindo. Apenas não deixa claro qual o nível personalização que ele oferece. E esse nível pode variar muito.
O diagrama abaixo vai ajudá-lo a perceber um pouco melhor as nuances existentes por traz do termo ‘personalizado’.
Níveis de personalização de um treinamento, curso ou palestra
Agora sim: como saber se um treinamento, curso ou palestra será realmente personalizado?
Vários indícios sinalizam quando um treinamento, palestra ou curso não foi feito do zero. Eis alguns deles:
- Quando o ‘consultor’ mal pergunta qual seu objetivo com aquele treinamento, palestra ou curso. Nem, tampouco, quais objetivos estratégicos da empresa devem ser impactados com o trabalho.
- Quando você mal conversou com o fornecedor e ele já diz ter a solução ´perfeita´ para você.
- Quando o profissional relata como foi a experiência dele aplicando a solução em outra empresa. Em alguns casos, podem mostrar fotos e apostilas prontas.
- Quando você contrata um treinamento, palestra ou curso muito em cima da hora, é muito provável que o fornecedor traga conteúdos que ele já tinha pronto (afinal elaborar algo personalizado requer tempo, pois envolve pesquisa, reflexão, elaboração e até compra de materiais ou serviços de terceiros).
- Quando o fornecedor oferece algum conteúdo de alto valor (ex.: uma animação de própria autoria; um curso numa plataforma EAD) de forma gratuita ou muito barata. Esses casos indicam que ele está aproveitando conteúdos desenvolvidos anteriormente.
- Quando as atividades entregues aos participantes exploram realidades muito distantes daquelas que sua empresa enfrenta no dia-a-dia.
Por fim, vale ressaltar que boa parte do mercado de palestras e cursos oferece soluções nos níveis 1 ou 2 de personalização. Já os treinamentos costumam se posicionar no nível 3.
Níveis de personalização costumeiramente oferecidos no mercado de educação corporativa
Treinamentos presenciais costumam ter o nível 3 de personalização. Se você deseja algo melhor, precisa de uma consultoria e um profissional dentro dessa consultoria aptos a lhe oferecer uma qualidade melhor.
O que se vê é que, uma vez elaborados, cursos são apenas replicados para diferentes turmas. E quanto mais amplo for o conteúdo, mais fácil de vender e encher as turmas. Portanto, cursos tem nível 2 de personalização.
Os cursos abertos sofrem mais em termos de personalização que os fechados, pois as diferentes expectativas dos participantes diminuem as possibilidades de o instrutor dar foco em temas específicos.
Já nos cursos à distância, o nível de personalização costuma ficar nos níveis 1 ou 2. Os síncronos (quando instrutor e participante interagem em tempo real) no nível 2 e os assíncronos no nível 1.
Normalmente os palestrantes possuem um catálogo de palestras prontas e são essas as oferecidas aos clientes. Ou seja, não há personalização de conteúdo (nível 1).
Em relação a facilitação pode haver alguma personalização (nível 2), quando o palestrante senta para conversar com o contratante, ou nenhuma personalização (nível 1), quando o palestrante usa o mesmo discurso em toda empresa que entra.
- Treinamentos
-
Treinamentos presenciais costumam ter o nível 3 de personalização. Se você deseja algo melhor, precisa de uma consultoria e um profissional dentro dessa consultoria aptos a lhe oferecer uma qualidade melhor.
- Cursos
-
O que se vê é que, uma vez elaborados, cursos são apenas replicados para diferentes turmas. E quanto mais amplo for o conteúdo, mais fácil de vender e encher as turmas. Portanto, cursos tem nível 2 de personalização.
Os cursos abertos sofrem mais em termos de personalização que os fechados, pois as diferentes expectativas dos participantes diminuem as possibilidades de o instrutor dar foco em temas específicos.
Já nos cursos à distância, o nível de personalização costuma ficar nos níveis 1 ou 2. Os síncronos (quando instrutor e participante interagem em tempo real) no nível 2 e os assíncronos no nível 1.
- Palestras
-
Normalmente os palestrantes possuem um catálogo de palestras prontas e são essas as oferecidas aos clientes. Ou seja, não há personalização de conteúdo (nível 1).
Em relação a facilitação pode haver alguma personalização (nível 2), quando o palestrante senta para conversar com o contratante, ou nenhuma personalização (nível 1), quando o palestrante usa o mesmo discurso em toda empresa que entra.
Se você chegou até aqui, talvez seja porque pretende contratar uma empresa de educação corporativa. Se for isso, me responda: Você está satisfeito com o nível de personalização que seus fornecedores atuais lhe tem oferecido?
Se você busca soluções com um nível diferenciado de personalização, entre em contato com Felipe Achete.



