Competências que ajudam a melhorar outras competências: gerenciamento do tempo

Entenda como a competência de gerenciamento do tempo pode alavancar seu desenvolvimento pessoal.

Por Felipe Achete.

 

Conceito de competência

Competência é a capacidade que uma pessoa tem de gerar resultados por meio da utilização de um conjunto específico de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Resultados é um aspecto essencial dessa conceituação, afinal ninguém diria que um indivíduo que não obtém resultado no que faz é competente. Ou seja, o indicador de que uma pessoa possui uma competência são os resultados que ela alcança.

Considere como é difícil para uma pessoa amadora dar resultado em algum trabalho, sobretudo nos mais complexos. Isso ocorre porque ela não teve a oportunidade de ser instruída sobre algo (adquirindo conhecimento), nem de treinar o que aprendeu (adquirindo habilidade), nem tampouco entendido a real importância daquilo que ela está fazendo para se engajar como deveria (adquirindo atitude). De fato, se ela tivesse passado por tudo isso, ela não seria amadora. Ao contrário, ela teria o repertório necessário para fazer algo e dar resultado. Nesse caso, poderíamos dizer que ela é competente.

Por fim, devemos observar que deve existir um agrupamento específico de conhecimentos, habilidade e atitudes para que uma pessoa seja competente. Digamos que alguém tenha muito conhecimento sobre negociação, muita habilidade para operar uma máquina de costura e muita vontade de ser um escultor. Bem, com esse conjunto restrito de atributos pode-se afirmar com certa segurança que a pessoa não está competente nem para negociar bem, nem para costurar algo com maestria, nem em ser escultor. Para uma competência existir, deve haver uma relação entre os três elementos que a compõem. Por exemplo, um negociador competente deve ter passado por cursos de negociação (conhecimento), já ter participado ativamente de negociações (habilidade) e ter consciência da importância do resultado de sua negociação e comprometimento com seu alcance (atitude).

 

Competência na vida das pessoas

Considerando que todo mundo precisa dar resultado em diferentes áreas de sua vida, todos devem possuir diversas competências. Porém, deve-se observar que diferentes pessoas requerem diferentes competências. Por exemplo, um operador de máquina deve ser competente na operação da máquina que opera, uma pessoa da área de vendas deve ter bom relacionamento interpessoal, um presidente deve ser bom em tomada de decisão, e assim por diante.

Note também que pessoas diferentes podem precisar da mesma competência, porém em graus diferentes de desenvolvimento. Um presidente deve melhor que um diretor em tomada de decisões, que por sua vez deve ser melhor do que um gerente.

Como você pode imaginar, uma competência requer tempo para ser aprimorada. Quando mais complexa ela for, mais tempo demandará. Por isso, uma pessoa que deseja ou precisa ser competente em muitas coisas, deve se engajar no aprimoramento de cada uma das competências que almeja ser bom. De outro modo, demorará muito para adquirir a proficiência desejada. Imaginemos por exemplo alguém que deseja aprender um novo idioma. Suponhamos que ela precise de 365 horas de estudo para aprender o básico. Nesse caso, vemos que se a pessoa de dedicar uma hora por dia durante um ano, ao término do ano ela terá uma competência considerada básica. Logo, essa pessoa precisa administrar seus afazeres diários para dar conta de incluir em sua rotina essa uma hora de estudos. Pois bem, agora imagine que a pessoa precise aprender quatro idiomas. Ou que disponha de apenas 3 meses para completar o nível básico. Nesses casos, ela precisaria dispor de quatro horas por dia.

Confira a seguir um pequeno conjunto de competências. Analise o quanto cada uma delas seria importante em sua vida como você está em relação a elas.

  • Relacionamento interpessoal
  • Liderança
  • Organização
  • Inteligência emocional
  • Planejamento
  • Administração de conflitos
  • Comunicação escrita
  • Delegação

 

A colaboração da competência de gerenciamento do tempo

Você acharia fácil conseguir uma ou quatro horas na sua agenda todo o dia para incluir uma atividade que lhe permitiria desenvolver uma nova competência? Como você pode perceber, o tempo torna-se um fator limitante para o desenvolvimento de competências. Logo, quanto melhor você administrar seu tempo, mais rapidamente você dará conta de fazer tudo o que precisa fazer. De tal modo que sobre tempo para você se dedicar no desenvolvimento de alguma competência necessária ou desejada.

Logo, quando uma pessoa aprende a gerenciar o tempo dela, é como se ela ganhasse um tempo na agenda dela que ela não possuía. Digamos que você decida utilizar técnicas de gerenciamento do tempo em sua vida e ao fazê-lo descubra que começou a sobrar uma hora por dia (você faz tudo o que fazia antes e ainda sobre uma hora por dia). Agora multiplique essa uma hora pelo tempo de sua vida. Imagine quanto tempo você teria disponível para alocar em aprendizagens que te levariam a desenvolver competências. Ou seja, o gerenciamento do tempo, na medida em que te ajuda a liberar espaço na sua agenda, te abre a oportunidade para desenvolver outras competências, as quais poderiam demorar muito para serem lapidadas sem esse espaço. Assim, podemos concluir que o gerenciamento do tempo é uma competência que te ajuda a desenvolver outras competências.

Se você deseja ou precisa investir em seu desenvolvimento pessoal, defina qual o grupo de competências mais importantes para você e não deixe de inserir a competência de gerenciamento do tempo em seu plano de desenvolvimento pessoal. Ela pode te ajudar a desenvolver muitas outras.

Post by Felipe Achete