Se você deseja resultado, sim.
Para ilustrar isso, suponha um executivo de uma empresa de produtos de luxo que tenha contratado o curso mais famoso de vendas disponível no mercado para treinar seu time. E que esse curso dê uma ênfase toda especial em técnicas de fechamento (uma estratégia para induzir o cliente a aceitar uma oferta ou negá-la, dando brecha para um contorno de objeção e fechamento de fato).
Terá sido uma boa decisão? Certamente não.
Pesquisas¹ já demonstraram que essas técnicas, quando aplicadas em vendas de alto valor, podem prejudicá-las. Ou seja, esse executivo provavelmente pagará alto para treinar seu time e, no final, verá suas vendas caírem em vez de crescerem.
A história seria diferente se, em vez de o executivo querer contratar um curso de referência no mercado, ele tivesse chamado a empresa para criar um curso de vendas que fosse adequado ao seu negócio.
Um diagnóstico das características de um negócio e de seus objetivos, podem fazer toda a diferença na hora de elaborar um trabalho. O problema é que soluções prontas pulam essa etapa.
Certa vez, aqui na Felipe Achete Educação Corporativa, foi dada uma formação voltada a vendas para um cliente do interior paulista. Lá, motivamos os profissionais a fazer um certo tipo de venda.
Houve uma ‘casadinha’, o treinamento ensinou um tipo específico de venda e a empresa deu um incentivo à sua equipe para realizar aquela forma de venda. O resultado foi um aumento de 35% nas vendas no comparativo do 2º para o 3º trimestre.